[poema] chamas e velas


Resultado de imagem para tumblr vela gif

9 de julho de 2018

Como escrever para descrever o que sinto
Se não sei o que sinto?
Se sou como chama na vela
Que se falha, apaga
Que se queima, diminui
Clarear deixar a mesma sequela
Que o escuro gerado pela ausência de luz

O fim

Devo fragmentar minha intensidade para durar mais
Ou perecer em um êxtase luminoso?
O breu torna mais belo o meu dançar
Ao mesmo tempo que ameaça me abraçar
Num jogo transcendental e perigoso

Mas o que devo escolher
Se não sei o que sinto?

Se também sou como a vela da chama
Que se reutiliza, acende
Que se diminui, funciona
Que é feita para perecer
E que feliz vai morrer
Por ter servido de sustentador

Ah, o calor
Sinto que posso escrever para o descrever
Mas o que sinto não diz o suficiente
A gente não entende quando vê
Precisa tocar para entender
A corporeidade-inexperiente
O calor-amor
Que a vezes sentimos

Incendeia
Fragmenta

Poderia eu viver indecisa
Caminhando entre ideais
Ou tal pensamento é só uma utopia?
Ser como vela e chama
Nem mais um ou outro
Adaptável, fixa, quente, fria, clara, fraca, forte, lenta, rápida, reutilizável, imutável, funcional,
Enquanto ainda crepito amavelmente sensual
Sem me esvair

A indecisão também é uma escolha
Boa para quando não sei o que sinto
Embora as vezes minto
Para não ter que escolher

É tão errado assim pensar tanto?
Sobre o tudo, sobre o nada
Sobre o universo
Sobre os meus versos
Sobre a vela meio apagada
Sobre mim

Sobre mim

O que sinto por mim?
O que sentem por mim?
As pessoas são velas e chamas
E só queimam se encostar
Só clareiam se parar para olhar
E se apagam só de assoprar

Precisa tocar para entender
Mas não podem tocar em mim
Não sei o que sinto
Não sei o que sou, como sou
Não quero machucar

Quero tocar
Até aprender
Que tipo de calor quero ser
E ter

Quero sentir
O que podem me dar
Até aprender
A melhor forma de me doar

sem doer
sem machucar.

- Carla Herculana